26 ABR 2016
Produção orgânica de alimentos no assentamento de Promissão

Um casal de agricultores de Promissão  implantou em sua propriedade, na Agrovila de Penápolis (lote 255 do Assentamento Reunidas) o sistema orgânico de cultivo de frutas, verduras e legumes. Os produtores rurais são Antônio Izael de Souza e a esposa, Ana de Souza.

Sobre o sistema de produção

A agricultura orgânica é um sistema de produção alimentos que se utiliza apenas de elementos naturais - existentes no meio ambiente - a partir de reciclagem de nutrientes e compostos produzidos no próprio eco sistema, sem introdução de produtos químicos, fertilizantes e agrotóxicos.

Garantia de produção sem agrotóxico

O trabalho de Antônio e de Ana já está em fase de certificação. O controle da produção orgânica é supervisionado por uma Organização de Controle Social (OCS) local, cadastrada junto ao MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Esta OCS representa os produtores, que devem permitir que outros associados - e até consumidores - visitem sua propriedade, para que possam verificar de que forma os alimentos são produzidos. Também permitem a entrada dos órgãos de fiscalização, sempre que necessário.

Dessa forma a certificação é a garantia - para os comerciantes e consumidores - de que o alimento está de acordo com as normas da produção orgânica.

Turismo Rural

O casal também explora o Turismo Rural na propriedade. Além da produção orgânica de alimentos tem no local muitas outras atrações e está aberta a visitação de escolas, entidades e famílias, mediante agendamento prévio.

Para o dia 12.06 já está programado o Almoço na Roça.

Os alunos do curso de SAF – Sistemas Agroflorestais, da FAMUP - com o Professor Edson Luiz Pereira, também tem visita técnica agendada ao local.