29 JUN 2016
Prefeitura de Promissão promove o primeiro curso gratuito de cuidador de idoso
Aula inaugural do curso gratuito de Cuidador de Idoso em Promissão

A Prefeitura de Promissão realiza, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FUSS) - pela primeira vez no município - Curso de Cuidador de Idoso, totalmente gratuito.

45 alunos participam do curso e a lista de espera tem outros 50 inscritos, aguardando vagas.

O curso terá 100 horas divididas em aulas teóricas: as segundas feiras durante 02 horas no Projeto Espaço Amigo; aos  sábado 04 horas aulas praticas no Lar Madre Paulina.

Fazem parte do programa do curso o estudo do Estatuto do Idoso, A Ética ao Cuidar do Idoso, Higienização Correta das Mãos, Higiene Corporal, Nutrição, Alimentação, Atividades Físicas e Medidas Preventivas do Idoso no Domicílio.

Capacitação gratuita

Na aula inaugural do curso – nesta segunda feira, 27.06, no Projeto Espaço Amigo, após apresentação de vídeo, o Prefeito Hamilton Foz falou aos alunos, profissionais e convidados sobre a importância da capacitação e formação de cuidadores. “Na região de Promissão, apesar da crescente demanda por estes profissionais, não há cursos gratuitos no setor. Então é uma oportunidade a mais que o município oferece as suas cidadãs e cidadãos, de se capacitar, de conquistar emprego e renda, melhorando assim a sua qualidade de vida”, disse.

Professores voluntários

A Professora Márcia Foz, Presidente do FUSS, explica que os Professores do curso são todos funcionários públicos municipais, que prestam serviço voluntário e auxiliam o município na formação dos novos cuidadores.

“Anésio de Azevedo Prates ministra as aulas: Cuidando do Cuidador. Ele é               Enfermeiro e atua na Casa da Saúde Mental;

Isaías Jesus Ferreira, Assistente Social, atua no CRAS e no CREAS. Ministra aulas sobre o Estatuto do Idoso;

Rafaela Duran Vidal é Terapeuta Ocupacional e trabalha na Casa da Saúde Mental. Ministra as aulas: A Ética e o Cuidar do Idoso e Cuidando da Alimentação, Nutrição e Hidratação do Idoso”.