19 JUL 2017
ASS. SOCIAL
´Garantia e Fortalecimento de Garantia do SUAS´ é tema da 11ª Conferência Municipal de Assistência Social

A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada na quarta – feira (19) com o tema “Garantia e Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social - SUAS”. O evento é uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social (COMASP) e foi realizado no Anfiteatro Municipal Dr. Mauro Ferreira Grama. Ele contou com a presença da palestrante Fernanda dos Santos Varanda.

Compuseram a mesa o Prefeito Dr. Artur, a 1ª Dama e também Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Andréa Novaes Franco, a palestrante Fernanda dos Santos Varanda, representando os atendidos pelo SUAS, Alan Marcelino, a presidente do COMASP, Angélica, e o Vereador Edson Amigão.

Umas das pautas que foram abordadas durante o evento serão: A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos sócio - assistenciais. Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS. Acesso às seguranças sócio - assistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos sócio - assistenciais. A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos sócio - assistenciais.

Além de reafirmar o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade brasileira, o tema da Conferência traz os usuários para o centro do debate. Nesse sentido, a 11ª Conferência Municipal dá continuidade à perspectiva da realidade de vida, direitos e demandas de acesso, como centro do debate e do planejamento da política de Assistência Social.

O Prefeito Dr. Artur durante o discurso falou sobre a importância dos trabalhos sociais no município e como eles tem ajudado no desenvolvimento da cidade. Ele também agradeceu a 1ª Dama que também é Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social pelo empenho que tem para com a secretaria. “Nós todos desta gestão estamos trabalhando pelo bem do próximo, para ajudar o próximo da melhor maneira. É assim com igualdade e transparência que vamos fazer com que o município melhore e cresça cada vez mais”, afirmou o prefeito Dr. Artur durante o discurso.

A 1ª Dama e também Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Andréa Novaes, agradeceu a todos pela presença e afirmou a importância de conferências como esta que são extremamente esclarecedoras e que auxiliam entender cada vez mais os direitos dos cidadãos para que todos possam ser ajudados da melhor maneira.

Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é o modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar as ações de assistência social. A assistência social é parte do Sistema de Seguridade Social, apresentado pela Constituição Federal de 88.

Essa é a Prefeitura de Promissão, Trabalhando por Você!