11/10/2017 às 11:15:00
Palestra em homenagem ao dia dos Professores

Tivemos uma palestra especial voltada à comemoração do dia dos professores. Foram convidados os professores de todas as Unidades Escolares do Município, do Infantil à EJA, também participaram os tutores do ensino superior.  Recepcionamos todos os convidados com um coffee break, para os homenageados da noite.  A Equipe da Secretaria de Educação juntamente da Secretária Daniela fizeram as honras e em seguida convidaram todos para o auditório do anfiteatro onde aguardava o violinista Fernando Ferreira.  Após sua apresentação as gestoras das Unidades Escolares fizeram homenagens em vídeo aos seus professores e a Secretária agradeceu a parceria e dedicação, sem a qual a qualidade do ensino não pode ser garantida, lembrando que o professor é o eixo do processo e exaltando a figura do mesmo para a sociedade.

Feito isso o palestrante convidado Orson Peter Carrara da cidade de Matão, São Paulo, iniciou sua participação discutindo o tema "Altruísmo", cuja abordagem fora trazida a partir da narrativa de trechos do filme "Invictus" de 2009, obra com direção de Clint Eastwood e participação do ator Morgan Freeman no papel principal. A história baseia-se numa situação após o fim do apartheid -regime totalitário que prevaleceu por décadas na África do Sul, onde o recém-eleito presidente Nelson Mandela lidera um país dividido racial e economicamente. Ele acredita que pôde unificar a nação através da linguagem universal do esporte. Para isso, Mandela junta forças com François Pienaar, capitão do time de rúgbi, promovendo a união dos sul-africanos em favor do time do país na Copa Mundial de Rúgbi de 1995.

O Dr. Orson trouxe as características do caráter e personalidade do grande líder Mandela, fazendo referência ao modelo de liderança que o professor sempre é na história de vida de seus alunos. O Dr. Orson encerrou sua fala após discutir várias cenas do filme com um apelo: "professores, não desistam, insistam". Lembrou que Mandela nos serve de inspiração, mas há outro mestre que se mantém ao lado de cada um de nós em nossas missões pela vida: Jesus Cristo, o maior mestre, segundo ele.