27 JAN 2015
Prefeitura convoca população para limpar quintais e combater criadouros do Aedes Aegypti

Mosquito também é transmissor da

Febre Chikungunya, muito mais forte do que a dengue

A Prefeitura de Promissão, através do Setor de Controle de Vetores e Endemias, reforça o alerta para que a população mantenha os quintais limpos e retire recipientes, objetos, tampinhas de refrigerantes, brinquedos, cascas de ovos, tudo que possa acumular água. É nestes locais - com água - que as larvas do mosquito Aedes Aegypti se reproduzem. O Aedes Aegypti transmite a dengue e também a Febre Chikungunya. O Alerta é de Wilmar Inês Pereira Ramos e Geraldo Nunes da Silva, responsáveis pelo departamento de controle de vetores e endemias.

Limpeza dos quintais é fundamental

“Nossos agentes tem encontrado muitos focos de larvas nos quintais das residências e até no comércio. A nebulização (via fumaça), que é feita apenas em regiões onde há casos confirmados de dengue - já que o inseticida é controlado pelo estado - elimina apenas os mosquitos adultos e não as larvas. As larvas só são eliminadas evitando o acúmulo de água. Por isso contamos com a ajuda dos moradores”, explica Geraldo.

Há casos de quintais onde foram encontrados até 10 amostras de larvas. E esses registros ocorrem em toda a cidade e não apenas em regiões periféricas ou isoladas.

Primeiro caso de Chikungunya na região

“Outra preocupação da Prefeitura é com a Febre Chikungunya, uma doença parecida com a dengue, transmitida pela picada do mesmo mosquito, o Aedes Aegypti. Os sintomas desta febre também são os mesmos da dengue, só que mais intensos e prolongados e em alguns casos, devido a dor, o paciente pode perder a mobilidade”, afirma Wilmar.

Segundo o Jornal Diário de Marília foi confirmado um caso desta doença - em novembro – naquele município.

Comunicação Prefeitura de Promissão

e Renata Oliveira