17 ABR 2015
Começa a campanha de combate a tuberculose 2015

A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Promissão, através do setor de Vigilância Epidemiológica, iniciou neste dia 13.04 a campanha de combate à tuberculose, que prossegue até o dia 22.04. Várias atividades de prevenção e cuidados com a doença já estão sendo realizadas em todas as unidades de saúde do município. São exames e orientações para diagnosticar a tuberculose e para que a população fique alerta sobre o assunto.

“O objetivo é intensificar as buscas por pessoas que estão com sintomas de tosse, com a finalidade de diagnosticar precocemente a tuberculose. Todos os casos positivos identificados são convocados para início imediato do tratamento, que consiste em antibióticos que serão oferecidos gratuitamente aos pacientes, com duração mínima de 06 meses”, informam as Enfermeiras da Vigilância Epidemiológica.

Sintomas

Todo indivíduo que tiver tosse contínua há mais de três semanas devem procurar os postos de saúde durante a campanha para uma melhor avaliação. A doença tem sintomas parecidos com os da gripe, mas a atenção deve ser redobrada caso persistam por um período maior. A tuberculose tem como sintoma principal a tosse seca e posteriormente com escarro, febre e suor durante a noite, além da perda de peso.

Diagnóstico e prevenção

“O diagnóstico precoce continua sendo a melhor forma de combater a doença, por isso, quanto mais precocemente diagnosticarmos e tratarmos os indivíduos com tuberculose mais rápido será a cura. Esse fato evita que pessoas possam transmitir aos demais indivíduos ao redor, bloqueando assim a cadeia de transmissão”, concluem as Enfermeiras.

Comunicação Prefeitura de Promissão