01/11/2017 às 13:37:00
› Rancho de Crédito Rural é Realizado em Promissão - 27/10/17

Na manhã a última sexta-feira (27), no Anfiteatro Municipal de Promissão, aconteceu o I Rancho de Crédito Rural, tendo o SEBRAE (Escritório Regional de Bauru) como idealizador, contando com apoio e parceria da Prefeitura Municipal e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Promissão, Casa da Agricultura de Promissão (EDR-Lins), Fundação ITESP, Sindicato Rural de Lins e SENAR, Multimport, APAESP e o curso de Engenharia Agronômica do UniSALESIANO de Lins.

O evento abordou pontos importantes e fundamentais para o fomento do agronegócio, desde o planejamento, implantação, cultivo, colheita, pós-colheita (agregação de valor, comercialização e exportação). Dentre eles destacaram-se as linhas de financiamento do FEAP – Fundo de Expansão do Agricultor Paulista; Mecanismos de mitigação de risco e Proagro; Programa de Aquisição de Alimentos – PAA; Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, e por fim, explanação sobre exportação de olerícolas e frutas oriundas da agricultura familiar, como importante canal de comercialização e com viabilidade econômica.

O público presente, cerca de 80 pessoas, abrangeu técnicos da região, agricultores familiares, estudantes e lideranças rurais, como presidente de associações, cooperativas e de conselhos municipais de desenvolvimento rural.

O evento aconteceu num momento importante em que o agricultor precisa, por meio de sua organização social, buscar e consolidar novos mercados, ao mesmo tempo em que ele se qualifica, planeja e conduz a produção de forma sustentável. Um case de sucesso já deste evento foi a negociação de um lote de quiabo (300kg) para o Canadá por intermédio da empresa Multimport, com a Cooperativa de Produtores Campesinos de Promissão – COOPROCAM. Esta cooperativa é beneficiária do Programa de Microbacias II – Acesso ao Mercado e produz na forma de Sistemas Agroflorestais; espera-se que este seja o primeiro de muitos!

Fonte: Eng. Agr. Hemerson Calgaro