15 MAR 2018
SAÚDE
Promissão promove “Campanha de Intensificação de Busca ativa de casos de Tuberculose”

A Prefeitura de Promissão através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica estarão promovendo a “Campanha de Intensificação de Busca ativa de casos de Tuberculose”, que ocorrerá de 19 a 23 de março.

O objetivo da Campanha é realizar exames de coleta de escarro para baciloscopia. Estes exames serão realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde e em todas as pessoas (mesmo que sem apresentar os sintomas) na intenção de identificar novos casos da doença. A Tuberculose continua sendo um problema mundial de saúde, exigindo o desenvolvimento de estratégias para o seu controle, considerando aspectos humanitários, econômicos e de saúde pública.

O último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde estima que um terço da população mundial esteja infectada com o bacilo causador da tuberculose (TB). Em 2013, foram registrados nove milhões de novos casos da doença no mundo e 1 milhão de óbitos. Ainda de acordo com o boletim, o Brasil faz parte do grupo dos 22 países de alta carga priorizados pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Nesses 22 países se concentram 80% dos casos de tuberculose no mundo, e o Brasil ocupa a 16ª posição em número absoluto de casos. No país, no período de 2005 a 2014, foram diagnosticados, em média, 73 mil novos casos de tuberculose por ano, e em 2013, ocorreram 4.577 óbitos.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões, embora possa acometer outras partes do organismo. Os principais Sinais e Sintomas são: Tosse persistente (com ou sem catarro, por mais de três semanas), febre (geralmente no final do dia) suor noturno, emagrecimento, falta de apetite, cansaço e dor no peito.

Para diagnosticar a tuberculose é necessário realizar o exame de escarro (baciloscopia, cultura ou teste molecular rápido). Outros exames também podem ser solicitados (como radiografias, tomografias, biópsias, etc...). O tratamento é gratuito e garantido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e deve ser feito por um período mínimo de 6 meses. A tuberculose tem cura desde que o tratamento seja realizado até o final e sua prevenção consiste em vacinar com BCG as crianças até quatro anos de idade, tratar preventivamente pessoas infectadas com maior risco de adoecimento e programar medidas de controle de infecção.

Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para maiores        informações e para a coleta do exame.