04 NOV 2019
PROMISSÃO REALIZA O 1º TOORO NAGASHI

No último sábado, Promissão celebrou pela primeira vez o Tooro Nagashi, uma realização da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Promissão (Acenpro) e da Prefeitura de Promissão.

Tradicional no Japão, o Tooro Nagashi é um ritual de soltura de barquinhos como forma de homenagear os antepassados. O evento acontece ao anoitecer do dia de Finados. Os participantes soltam barquinhos (tooros) contendo velas acesas e o nome dos falecidos no rio ou no mar para homenagear as almas dos antepassados.

O evento iniciou com a sacerdotisa Tijo Okayama do Templo Budista Honpa Hongwanji de Lins celebrando um culto budista e depois com o Padre André Lemos da Igreja Matriz de Promissão. Logo após, teve o Tooro Nagashi e as apresentações da Camerata do SESI, do Coral da Associação Nipo de Araçatuba e Madrigal Paralellus de Araçatuba, da cantora Kaori Yokota e finalizou com o Matsuri Dance.

Prestigiou o evento o Prefeito Dr. Artur, o Cônsul Geral do Japão em São Paulo Sr. Yasuchi Noguchi, o Vice-Presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social Celso Mizumoto, o Presidente da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste Shinichi Yassunaga, o Presidente da Associação Cultura e Esportiva Nipo Brasileira de Promissão Fábio Maeda, o Presidente da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste – Setor 1B Takenobu Okaji, o Presidente da Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Promissão Daniel Yoshida e diversas outras entidades.