07 NOV 2022
IV TOORO NAGASHI DE PROMISSÃO!
No último dia 30, aconteceu o IV Tooro Nagashi realizado pela ACENPRO, Prefeitura de Promissão, Fundação Kunito Miyasaka e ABJICA. Ano a ano, o evento tem se consolidado como um evento além da comunidade Nikkei local, atraindo representantes de diversas associações.

“Quero prestar meu respeito a esses homens e mulheres que fizeram a diferença por nossa cidade. Que as luzes do Tooro Nagashi abençoem e guiem a todos!” afirmou o Prefeito Dr. Artur.

Tradicional no Japão, o Tooro Nagashi é um ritual de soltura de barquinhos como forma de homenagear os antepassados. O evento acontece ao anoitecer do dia de Finados. Os participantes soltam barquinhos (tooros) contendo velas acesas e o nome dos falecidos no rio ou no mar para homenagear as almas dos antepassados.

Estiveram presentes no evento as seguintes autoridades: cônsul geral do Japão em SP, Ryosuke Kuwana; prefeito de Promissão, Dr Artur Manoel Nogueira Franco; presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa; presidente do Bunkyo Rural e presidente do Prêmio Kyoshi Yamamoto, Nelson Kamitsuji; vice-presidente do Bunkyo, Celso Mizumoto; presidente de Honra da Federação das Associações Nipo Brasileiras da Noroeste, Kazoshi Shiraishi; presidente da Federação das Associações Nipo Brasileiras da Noroeste- setor 1B, Takenobu Okaji; presidente da Assoc. Cult. Agr. e Esp. Hirano, Shigueru Shiguematsu; presidente da Soc. Municipal Nipônica de Getulina, Akinori Ikehara; Assoc. Cult. Esp. de Guaicara, Watson Takeo Inoue; presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Promissão, Fábio Maeda; presidente da Assoc. Cult. de Cafelândia, Nelson Murae; presidente da Assoc. Cult. Agr. e Esp. do Bairro Tangara 2, Setsuo Takimoto; presidente da Assoc. Beneficente Cult. Esp. de Lins, Sr Henrique Akira Sakakura; presidente da Soc. Cult. Esp. de Guaimbe, Ocamu Nomada; presidente da Assoc. Cult. Nipo Bras de Penapolis, Carlos Sussumi Ivama; presidente da Assoc. Cult. Nipo Brasileira de Birigui, Oswaldo Shigueto Tanaka;  presidente da Associação Nipo do Bairro Aliança e Paulo Sonehara; Associação Cultural Agr. e Esp. Bairro Tangara 7.