03 NOV 2014
Alimentos repassados à entidades Promissenses são provenientes do PAA em parceria com a Prefeitura

Governo Federal já repassou quase R$ 17.000.000,00 para entrega de alimentos à famílias carentes em 25 cidades

O Prefeito Hamilton Foz esclareceu esta semana que os alimentos repassados à entidades filantrópicas e religiosas municipais são provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA – do Governo Federal através de convênio com a Prefeitura de Promissão. Ou seja, representantes de entidades e de igrejas coordenam a distribuição dos produtos. “Por isso é importante que o cidadão e a cidadã - que necessitam e recebem os alimentos - saibam de onde eles vem”, explica Hamilton Foz.

Ações da Prefeitura garantem aplicação do programa em Promissão

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Promissão é uma das ações do Brasil Sem Miséria do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Promissão através dos órgãos: Divisão de Abastecimento, Alimentação e Merenda Escolar, Secretaria de Assistência Social, Conselho de Assistência Social, Conselho de Segurança Alimentar e Fundo Social de Solidariedade (FUSS). A execução do programa também conta com o apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

À Prefeitura cabe retirar a produção de alimentos da agricultura familiar nos assentamentos, organizar e distribuir às entidades previamente cadastradas, que repassam aos beneficiários.

Inclusão social e acesso aos alimentos

O objetivo do PAA é promover o acesso das populações em situação de insegurança alimentar (acamados, idosos, gestantes, crianças) aos alimentos, além de promover a inclusão social e a econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar e a economia dos municípios.

Alimentação de qualidade na mesa

O programa também beneficia as famílias que recebem os alimentos na questão da saúde, já que os produtos variados, principalmente verduras, legumes e frutas são de qualidade comprovada. Proporcionam uma alimentação balanceada e de alto valor nutricional, o que resulta em melhor qualidade de vida para os beneficiários.

Produtores cumprem exigências para aderir ao programa

Para participar do Programa, o produtor rural deve ser identificado como agricultor familiar e atender regras do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). A identificação é feita por meio de uma Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP).

25 Municípios do Estado compram alimentos produzidos em Promissão

Levantamento feito pela Prefeitura mostra que  e até este mês (outubro) com o aumento gradativo do número de municípios de toda a região que compram produtos da agricultura familiar dos Assentamentos Reunidas e Dandara - já foram investidos pelo Programa R$ 16.863.810,00. Todo esse dinheiro retorna para o município, movimenta o comércio e a economia local e regional.

A CONAB contrata as organizações (Associações e Cooperativas) dos dois assentamentos e o Ministério do Desenvolvimento Social - MDS - libera os recursos para o pagamento dos produtores.

Recursos devem ultrapassar os 670.000,00 em 2014

“Em 2013 foram transferidos pelo Governo Federal às associações de agricultores familiares conveniadas com o Município de Promissão em torno de R$ 60.000,00 por mês. O total desses recursos beneficiou diretamente ano passado cerca de 14.000 pessoas ao mês. O valor para o projeto em 2014 está em torno de R$ 672.500,00”, informa a gestora do PAA em Promissão, a Engenheira de Alimentos Elenice Ferreira Pimentel Bellucci.

Entidades atendidas nos bairros

Em Promissão as ações da Prefeitura ocorrem em bairros como o Jardim São João, Ulisses Guimarães, Vila América, Jardim Mariluz, Primavera, Bela Vista, Vila Marconi, Esplanada, Jardim dos Pássaros, Nosso Teto, Jardim das Flores e Centro.

As entidades inscritas beneficiadas pelo PAA são: Rede de Combate ao Câncer, Asilo Santa Madre Paulina, Lar da Esperança, Projeto Novos Rumos, Casa da Sopa Maria de Nazaré, Núcleo Espírita Chico Xavier, Igreja São João, Pastoral da Criança, Igreja São Lucas, Grupo Vicentinos, Grupo de Caridade Santa Izabel, Legião Mirim, Instituto Marfrig, Missão Restauração, Cooperativa de Recicladores, Igreja Missões Divinas, Igreja Sal da Terra, Igreja Adventista, Igreja Coluna de Fogo, Igreja Internacional da Graça, Igreja Vida Nova, Igreja Muriá e Igreja El Shadai.

Comunicação Prefeitura de Promissão