12 NOV 2014

Prefeito: Hamilton Luís Foz

Vice: Sueli Gonçalves Michelan Simões

História

A fundação de Promissão está ligada ao confronto entre tribos indígenas e posseiros desbravadores da região. A partir do conflito e de problemas decorrentes da ausência de transporte local, em novembro de 1905 teve início a construção da Estação Ferroviária ‘Hector Legru’ que seria inaugurada em fevereiro de 1908. Desde 1915, o povoado, que apresentava certo desenvolvimento, atraía imigrantes japoneses e italianos. Conhecido nacionalmente como berço da imigração japonesa no Brasil por ter recebido o primeiro grupo vindo do Japão liderado por Dr. Shuey Uetsuka. Foi elevado à condição de distrito do município de Penápolis em 27 de novembro de 1919. Teve seu nome alterado, em 30 de setembro de 1921, para Promissão. E, em 29 de novembro de 1923, adquiriu autonomia municipal. Promissão possui hoje uma população de 36.450 (Censo 2012) possui uma área de 782,15 km² e uma densidade demográfica de 46,26 Km² tem um crescimento anual da população (2010 / 2012) de 1,14% a.a.

Economia

Na economia destaca-se na pecuária e agricultura, tendo dois laticínios e duas unidades frigoríficas, usina de açúcar e álcool e uma Hidroelétrica, o IDH-M é de 0,817 (Censo 2000) e IDEB 4.9 (IDEB 2011-INEP), com uma renda per capita de R$ 601,82 reais.

Em termos de infraestrutura, a cidade disponibiliza de um hospital estadual (Hospital Miguel Martins Gualda) e um Ambulatório Médico de Especialidades (AME); Corpo de Bombeiros, Delegacia de Polícia Civil, Destacamento de Polícia Militar, 11 farmácias, sendo duas em regime de 24 horas.

Hino

Letra por Lourdes Vina da Silva,
Melodia por José Nilo Valle

Índios bravos Guerreiros heróis
Habitavam teu solo gentil
Eram Fortes, adestrados nas armas
Como a tribo Tupi-Guarani

Hoje dormem no seio da terra
Proclamando um novo porvir
Sim, nos cremos num brado de guerra!
Pela paz pelo bem do Brasil

Qual aurora surgindo no Sul
Envolvida num manto de anil
Promissão, tu surgiste formosa
Sob o céu deste vasto Brasil

Homens fortes por ti vão crescendo
Espalhando em toda nação
Teus primores a tua nobreza
É a Gloria de ti Promissão!

BIS.

Turismo

Promissão é privilegiada em termos de acesso. Encontra-se entre duas das principais rodovias do Brasil: SP 300, também conhecida por rodovia Marechal Rondon e BR-153 (Transbrasiliana). Ainda ligam-se aos municípios vizinhos por estradas vicinais, todas com pavimentação asfáltica. Além das estradas, também é servido pela hidrovia Tietê-Paraná.

Áreas de reserva natural
Localizada na Fazenda Reunidas, encontra-se uma área de mais de mil hectares, com característica de cerrado “lato sensu” e importante biodiversidade, atraindo pesquisadores e praticantes de ecoturismo.

Fazenda Reunidas
Propriedade destinada à reforma agrária encontra-se constituída por cerca de 800 famílias, com característica de agricultura familiar. Além de pesquisadores, a área recebe adeptos do turismo rural.

Cachoeiras
O município conta com algumas cachoeiras na região do distrito de Santa Maria do Gurupá.

Além da Festa do Peão, o turista poderá encontrar inúmeros atrativos:

Praça da colônia da imigração japonesa
O município é conhecido como o “berço da imigração japonesa”. Para ele, Shuhei Uetsuka conduziu os primeiros imigrantes vindos com o navio “Kasatu Maru”. Aqui permaneceu até sua morte, estando inclusive sepultado neste município. A tradição oriental move inúmeros descendentes japoneses até seu túmulo, em manifestação de respeito e reconhecimento.

Parque das águas
Trata-se de lagoa de captação de água, com pista para caminhada, equipamentos para exercícios e beleza cênica, o que torna as atividades mais aprazíveis. Esse local tem significativa freqüência diária, de adultos e crianças.

Praias naturais do rio Tietê
Com água límpida, os turistas, sobretudo os oriundos da capital, encontram local para lazer e pesca esportiva. A excelente qualidade da água e a excepcional paisagem fazem deste atrativo uma grande opção, inclusive para lazer em família.

Igrejas Históricas

Temos vários exemplos: a Igreja do Bom Jesus, Igreja da cabeceira dos Patos (ligada à imigração italiana), Igreja do Bairro Bom Sucesso, Igreja do distrito de Santa Maria do Gurupá e Igreja Cristo Rei do Gonzaga, no bairro do Gonzaga, sendo esta construída pela colônia japonesa, quando do início da imigração. Nesta igreja, esporadicamente, realizam-se ofícios religiosos em conjunto com sacerdotes brasileiros e japoneses, tendo, nessas ocasiões, a participação de grande número de pessoas, de toda a região.

Banda Marcial Municipal de Promissão
Com 28 anos de existência, conta com aproximadamente 100 integrantes, e tendo grandes conquistas em vários campeonatos que participam e realiza apresentações por várias cidades do Brasil.

Guia

No que se refere aos meios de hospedagem, Promissão tem três hotéis, sendo: Hotel Esplanada, com 46 apartamentos; Hotel Líder, com 27 apartamentos e Hotel Peixinho, com 15 apartamentos. Complementando esse segmento, a região tem uma grande variedade de serviços de hospedagem, podendo atender a uma eventual sobrecarga de demanda Turística.

Curiosidades

Promissão tem alguns habitantes que são conhecidos nacionalmente pelo seu grande trabalho, como o Sr. Nelson grande restaurador e afinador de acordeom (sanfona) muito procurado por duplas sertanejas do Brasil.

Temos também o Sr. Joaquim que tem a sua fabrica de violas, violinos, cavaquinho, violão e móveis no fundo do seu quintal, sempre de excelente qualidade, e conhecido nacionalmente pela qualidade do seu instrumento.