Secretaria da Saúde apresenta números positivos da campanha de exames e prevenção de doenças para os promissenses
A Secretaria Municipal da Saúde de Promissão comemora o sucesso da Campanha Agosto Azul - de exames e prevenção de doenças masculinas - realizada entre os dias 10 e 14 de agosto no Centro Integrado de Saúde. A informação é da Enfermeira Tatiana Carla de Oliveira Souza, idealizadora do evento e Coordenadora do Programa DST/HIV/AIDS da Secretaria da Saúde.
Nos 05 dias da campanha foram realizados 430 atendimentos. 430 testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Diagnosticados 18 casos de sífilis e 5 casos de Hepatite C.
Durante a semana foram marcadas consultas no Programa O filho que ama o Pai leva no AME, para homens acima de 50 anos. Exames laboratoriais e consulta com cardiologista e urologista fazem parte do programa; diversos agendamentos para o exame de PSA (triagem para detecção do câncer de próstata), destinado a homens com idade acima dos 40 anos.
Semana de prevenção com entretenimento
“Realizamos verificação de pressão arterial, glicemia, com detecção de alterações, e agendamento de consulta médica para acompanhamento dos casos; aplicação de vacina da gripe; realização de eletrocardiograma com posterior agendamento para o cardiologista; orientações nutricionais e agendamento de consulta para pacientes com sobrepeso, além de orientações com fisioterapeutas, sobre postura e patologias associadas”, explica Tatiana Carla.
Durante a campanha foram distribuídos brindes, preservativos masculinos e femininos e realizadas atividades de entretenimento. A abertura da semana teve apresentação musical com alunos do Professor Fernando Ferreira, do Projeto Espaço Amigo; aulas de Zumba com a Professora Bruna Rissi e corte de cabelo no cantinho da beleza do homem, por equipes do Instituto Embeleze, de Lins.
“Ficamos muito felizes com a participação dos homens e com o relato de que muitos voltaram já pela 3 vez, participando desde o inicio da campanha em 2013. Temos a certeza de que muitas das necessidades foram atendidas e o olhar foi direcionado para a saúde do homem em sua integralidade dando ênfase as ações preventivas”, conclui a Enfermeira.