11 NOV 2015
Prefeitura anuncia formação de rede para solucionar problemas com moradores de rua em Promissão

Hamilton Foz lidera movimento - com a participação de secretarias, órgãos e Judiciário – com o objetivo de resolver questão polêmica dos indivíduos e da sociedade

A Prefeitura de Promissão, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), busca – pela primeira vez em décadas – estratégias para amenizar o problema de moradores em situação de rua na área urbana do município. A informação é do Prefeito Hamilton Foz.

Um trabalho em rede começa a ser desenvolvido pela SMAS em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Secretaria Municipal da Saúde, OAB, Poder Judiciário, o Ministério Público e a Policia Militar.

Apresentação de soluções conjuntas

Segundo o Prefeito o objetivo final do trabalho – após apresentação de sugestões e elaboração de propostas por parte de todos os setores envolvidos – “é dar tratamento adequado e humanizado, acolher dignamente e oferecer condições, uma nova oportunidade para os moradores em situação de rua de nosso município e, ao mesmo tempo, amenizar a sensação de insegurança entre a sociedade”.

O Secretário de Assistência, Pedro Luiz Menti Sanchez, lembra que esta é uma questão que afeta toda a população. “Por isso optamos por buscar soluções em conjunto, com os vários setores da sociedade que tem envolvimento direto ou indireto com o problema. Em Promissão queremos acabar com a ideia de que a única solução para os moradores em situação de rua é encher uma perua – como muitas prefeituras fazem – e leva lós a outras cidades. Daremos um tratamento digno e uma solução que beneficie toda a comunidade”.

Etapas do trabalho

Em razão das atribuições sociais do CREAS, a Coordenadora municipal do órgão, Thais de Mello Grama Portella, será a responsável pela organização e execução das primeiras ações da rede, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Prefeitura.

Após a realização de duas reuniões os integrantes do grupo agora analisam as primeiras propostas apresentadas para o início do trabalho.