11 MAI 2016
Governo prorroga prazo para pequenos produtores rurais se inscreverem no CAR

O Governo Federal conseguiu aprovação no Senado da Medida Provisória que prorroga para maio de 2017 o prazo para que pequenos produtores rurais e agricultores familiares façam o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de suas propriedades.

O adiamento visa garantir que os mais de 1 milhão de proprietários e posseiros de pequenas terras que ainda não fizeram o cadastro não sejam prejudicados no acesso aos benefícios previstos no Código Florestal.

O cadastro será usado pelo governo como base de dados para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento ilegal no Brasil. Para entrar no cadastro, os proprietários precisam informar, por exemplo, a situação das áreas de preservação permanente e da reserva legal.

Importante lembrar que a prorrogação do CAR não vale para propriedades superiores a quatro módulos fiscais (110 hectares).

Em Promissão, segundo Tânia Maria Chamma Capelanes, da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, ainda não há números oficiais sobre o número de cadastrados até este mês, quando terminou o prazo estabelecido anteriormente pelo governo.