09 SET 2015
Assistência Social e CRAS desenvolvem atividades para todas as idades no novo prédio das oficinas em Promissão

A Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS – da Prefeitura de Promissão informa: após pouco mais de 01 mês da inauguração do novo prédio das oficinas do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, em Promissão, o trabalho no local já é intenso. Conheça as atividades desenvolvidas pelas equipes da SMAS e do CRAS.

Oficinas do CRAS

No espaço são atendidas aproximadamente 200 famílias, através de ações que se dividem em Grupo de Convivência e Oficinas.

O Grupo de convivênciapara jovens, denominado Mundo Jovem - sob a orientação da Psicóloga, Cintia Maitan, da Orientadora Social, Célia Regina Silva e da Estagiária, Karla Regina Mangilli - tem o objetivo de fortalecer o vínculo entre os participantes, compartilhar o conhecimento e multiplicar experiências. O projeto reúne jovens em  encontros semanais para discutir temas como violência, sexualidade, família, drogas, trabalho, vivências em geral, entre outros.

As oficinasde manicure, culinária, patch aplique, crochê, pintura em tecido, pintura em tela, informática, decoupage e bordado em xadrez também integram as ações do CRAS e tem o objetivo de oferecer aos participantes  um espaço de integração - para a construção de novos conhecimentos - que favoreça o diálogo e o convívio, além de estimular a capacidade de participação nas ações familiares e comunitárias. As oficinas são direcionadas aos beneficiários de programas sociais e acontecem de segunda feira a sábado nos períodos diurno e noturno.

Além de ensinar, os monitores ou facilitadores das oficinas, são preparados para observar as necessidades dos participantes, orientando ou encaminhando – se for o caso - para acompanhamento mais especializado, pela equipe técnica do CRAS.

Projeto Pingo de Gente

Neste mesmo espaço funciona o Projeto Pingo de Gente, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, para crianças de zero a 06 anos. Estas crianças são filhos de mães que participam das oficinas e que permanecem neste local durante a realização das atividades (das mães). O Projeto conta com monitora capacitada para acolher, cuidar e realizar atividades lúdicas com as crianças.

Avaliações

Mensalmente são realizadas reuniões com jovens (Ação Jovem) e integrantes de Programas Sociais (Renda Cidadã, Bolsa Família, Viva Leite, PEAF e Espaço Amigo), participantes do CRAS. Esses encontros são importantes, principalmente por oferecerem palestras socioeducativas com temas relevantes. Uma oportunidade a mais para os participantes ouvirem orientações de profissionais capacitados.

Semestralmente são realizadas avaliações - com os participantes dos programas – cuja finalidade é verificar o desempenho do trabalho e receber sugestões.

Informações no CRAS, localizado na Rua Josefina Vasconcelos de Freitas, 42 - centro. De segunda a sexta feira das 07h às 17h ou através do telefone (14) 3541 3216.