17 FEV 2016
Serviço de Inspeção Municipal começa a atuar em Promissão

Selo do “SIM” nos produtos é garantia de qualidade para o consumidor

A Prefeitura de Promissão começou a estruturar o trabalho das equipes que atuam no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a versão municipal do SIF (Serviço de Inspeção Federal), cujo selo é encontrado pelos consumidores em produtos como carnes, por exemplo, e seus derivados. A Informação é do Prefeito Hamilton Foz, que sancionou a Lei – de criação do SIM em abril de 2015.

Desde o mês de janeiro a equipe de colaboradores possui escritório - no antigo Lanchódromo – e iniciou os trabalhos de visita e orientação dos produtores de alimentos de origem animal.

O prefeito afirma que a medida beneficia a todos: os pequenos produtores - que são incentivados a realizar o cadastro e a se regularizar - e principalmente o consumidor, que passa a ter a garantia de um produto de qualidade em sua mesa.

Fiscalização municipal

“As atribuições do SIM são as mesmas do SIF – Serviço de Inspeção Federal, do Ministério da Agricultura. A diferença é que o SIM, que atua no âmbito municipal agilizará os processos de fiscalização, inspeção, regulamentação e liberação de alimentos de origem animal produzidos e comercializados em Promissão. Por isso a medida beneficia inclusive a economia do município”, explica o Prefeito.

Alimentos de origem animal

O Dr Luiz Eduardo Assi - Supervisor do Serviço em Promissão - esclarece quais produtos e subprodutos estão contemplados na nova lei, ou seja, terão que ser inspecionados pelo SIM: carne e seus derivados; pescado e seus derivados; leite e seus derivados; o ovo e seus derivados e o mel e a cera de abelhas e seus derivados.