08 MAR 2017
Escolas Municipais participam de atividades do Mês da Água em Promissão

Atrações variam entre palestras e atividades de conscientização envolvendo alunos das redes de ensino municipais durante todo o mês de Março

Economizar água vem sendo um dos assuntos mais debatidos em todos os tempos. Várias ações desenvolvidas em parcerias com prefeituras vêm contribuindo e conscientizando a população. Em março deste ano é realizado o Mês da Água, em que são colocadas em prática ações de economia e conscientização. O desperdício não é o único problema, a forma de como essa água é devolvida ao meio ambiente também é uma preocupação.

O Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) desenvolveu atividades e palestras de conscientização para o Mês da Água em parceria com a Prefeitura de Promissão e que serão realizadas do dia 6 ao 31 de março.

As secretarias de Agricultura e Meio Ambiente; Cultura; Esporte, Lazer e Turismo; Transporte; Obras; Comunicação; a empresa AES Tiête; Convênio Intermunicipal do Meio Ambiente (CIMA); ITESP - Instituto de Terras do Estado de São Paulo; ONG S.O.S Rio Dourado; Triunfo Transbrasiliana; ONG Olho d' água; Grupo de Escoteiros Dr. Shuei  Uetsuka; Léo Club; Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral e Câmara Municipal são parceiros do projeto.

Atualmente uma das principais causas de deterioração dos rios e lagos é contaminação por esgoto doméstico e industrial, além dos poluentes pesticidas. No mundo temos apenas 2,7% de água doce, que se não for preservada irá prejudicar a todo o sistema ambiental.

Segundo um balanço realizado pela empresa AES Titetê, que abastece a região, o volume do armazenamento na região Sudeste e Centro Oeste atualmente é de 37,4% do nível, e apesar das chuvas que ocorreram até o mês de fevereiro, não resultaram em um aumento, levando em consideração que em fevereiro de 2016, o nível estava em 50,89%.

Não existiria melhor lugar para o trabalho de conscientização como as escolas. É onde as crianças estão crescendo, aprendendo e se tornando cidadãos. E vai muito além do aluno, o aprendizado chega também diretamente nas famílias, que estão envolvidas com a vida escolar do aluno. Por isso que o projeto da campanha Mês da Água tem seu principal alvo os estudantes. Confira a programação:

Segunda –Feira (06/03):

07:30 / 13:00: Jogo da Memória Ambiental - EMEF COLÉGIO XAVIER;

19:00: Papo Ambiental - EMEF Aurélia Moreira de Barros - Alunos do EJA - Área Urbana;

Terça – Feira (07/03):

Sexta – feira (10/03):

Segunda – feira (13/03):

07:30 / 13:00: Oficina de Desenho - EMEF COLÉGIO XAVIER;

Terça – feira (14/03):

07:30 / 13:00: Dinâmica Ecológica - EMEF COLÉGIO XAVIER;

Quinta – Feira (16/03):

07:30 / 12:30: Mutirão de Limpeza parceria com o Corpo de Bombeiro - Cachoeira do Gurupá;

Sexta – feira (17/03):

10:00 /13:00: Visita Monitorada na Mina do Zéquinha - Mina do Zéquinha - reserva OLHO D' ÁGUA;

Sábado (18/03):

09:00: Pedágio - Blitz Ambiental com a ONG Olho D'Água - Av. Pedro de Toledo -  Semáfaro;

Segunda – feira (20/03):

07:30: Visita Monitorada na Mina do Zéquinha - Mina do Zéquinha - reserva OLHO D' ÁGUA

Terça – feira (21/03):

13:00: Soltura de Alevino com a Empresa Energética - AES Tietê - Condomínio Lamonato

19:00: Palestra - Triunfo Transbrasiliana - Anfiteatro Municipal;

Quinta – feira (21/03):

19h: Água e o Consumo Consciente – Anfiteatro Municipal

Sexta – feira (22/03):

10:00 / 13:00: Oficina de Desenho - EMEF Aurélia Moreira de Barros;

Segunda – feira (27/03):

07:30 / 12:45: Tour ambiental “Caminho da Água” - Instalações do SAAE;

09:00: Exposição da Mini ETA - Marfrig - Unidade I

19:00: Papo Ambiental - Agrovila Central;

Terça – feira (28/03):

7:30 / 13:00: Jogo da Memória Ambiental / Mutirão de Limpeza com o ITESP - Corredeira do Ribeirão dos Patos;

Quinta-feira (30/03):

19:00: Palestra - Saneamento Básico Rural - E.E Comunidade N. Srª Aparecida;