08 JUN 2017
Secretaria de Saúde realizará campanha de prevenção do Dia dos Namorados

Com o slogan VIVA O AMOR a Secretaria Municipal de Saúde por meio do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS realizará a campanha de prevenção do Dia dos Namorados, na segunda – feira (12) das 8h às 12h com a realização de teste rápido para HIV e Sífilis, distribuição de preservativo masculino, feminino, gel lubrificante e brinde no Centro Integrado de Saúde.

O objetivo principal desta campanha é alcançar principalmente a população heterossexual incentivando a prática do uso do preservativo em todas as relações, mesmo nas relações estáveis. A prioridade são as populações mais vulneráveis entre elas as mulheres, no qual nos últimos cinco anos a AIDS tem crescido nove vezes mais em mulheres do que em homens.

Em 1985 havia uma mulher contaminada para cada 28 homens. Atualmente, esta relação é de uma mulher para cada dois homens e 70% dos casos notificados entre mulheres foram contraídos por via heterossexual. Observamos também um número crescente de sífilis em adulto em nosso município, com 34 casos notificados nos últimos 5 anos, sendo que 32 casos com comportamento heterossexual.

O aumento do número de casos diagnosticados e notificados de sífilis adquirida aumentou significativamente após a realização dos testes rápidos em toda unidade de saúde. Será uma campanha simples, mas que busca tocar as pessoas em uma data que se comemora a relação de carinho e inclui o respeito ao outro de maneira fundamental para a existência do amor. Usar o preservativo, além de um cuidado com a própria saúde também é uma maneira de preservar o bem-estar do parceiro ou da pessoa amada.

Essa é a Prefeitura de Promissão, Trabalhando por Você!