07 MAR 2019
SAAE INVESTE EM NOVA ADUTORA

A construtora BANISKA formalizou o contrato de licitação com o SAAE e iniciou a substituição da antiga adutora de água que era composta de amianto. Os serviços para instalação de PVC (300mm) totalizam 1.177,00 metros, iniciando-se no ponto de captação do Córrego Gonzaguinha e vai até a Lagoa do Rio dos Patos. As obras incluem ainda a instalação de adutora de água potável (PVC Defofo de 150 mm) que totalizam 592,70 metros que será destinada ao Parque Industrial I e II. Nesse caso, o SAAE comprou o material com recursos próprios e utilizou a galeria da nova adutora para fazer a instalação.

Ou seja, enquanto a água bruta é captada pela nova adutora (300mm) beneficiando 80% da população, o PVC (150mm) está sendo instalado para abastecer os parques industriais com água potável, proporcionando melhores condições às empresas que se encontram instaladas na região e para outras que pretendem se instalar em nosso município, garantindo a geração de mais empregos aos cidadãos.

Outro objetivo da substituição da nova adutora com material em PVC tem como justificativa a lei 12.684/2007 que proibiu o uso de produtos, materiais ou artefatos que contenham amianto ou asbesto na sua composição, determinando a substituição definitiva do material instalado. Os serviços a serem executados preveem obediência às Normas Técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e deverá ser concluída em até 90 (noventa) dias. As intervenções na adutora atende as indicações do plano de perdas e o prazo de finalização está previsto para o mês de abril.

Segundo informações da diretoria do SAAE, todas as redes de água que eram compostas de amianto não existirão mais em Promissão; “Estamos finalizando as interligações nas proximidades da Estação Ferroviária com a nova rede de PVC que custaram R$ 422.115,21. Agora iniciamos a substituição da adutora do Córrego Gonzaguinha no valor de R$ 337.911,49. No total, foram R$ 760.026,70 para eliminar de nossas galerias de água todo material feito de amianto.” – relatou o Diretor do SAAE Edson Takamatsu. Em nota, o Prefeito Dr. Arthur ressaltou a prioridade da autarquia; “Saúde e Empregabilidade! Sempre em primeiro lugar na nossa administração.”