06 FEV 2014
PREFEITO HAMILTON FOZ E A SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO SUELI SIMÕES ENTREGAM MATERIAIS PEDAGÓGICOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Já no primeiro dia de aula (27.01.14), num esforço conjunto do Prefeito Hamilton Foz com a Secretária da Educação Sueli Simões, os alunos da Rede Municipal receberam todo o material escolar de forma gratuita, o que elimina a preocupação que os pais tem com esses gastos.

A melhora na qualidade do Ensino Municipal é visível, já que a demanda de 2012 para 2014 aumentou em 27%.

Hoje, a rede conta com 2.921 alunos, sendo 1.496 no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), 991 no Ensino Infantil, 135 alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e, ainda, 299 crianças atendidas nas 4 Creches Municipais.

Lembramos, ainda, que estão sendo construídas mais duas Creches – uma no Jardim Bela Vista e outra no Jardim Alvorada – o que irá suprir toda a demanda existente.

Esta semana as escolas também foram contempladas com material pedagógico.

O Material Pedagógico é um portal para a imaginação da criança. Suas influências no meio criativo podem gerar muitas surpresas para o professor, dando sempre uma variação no material, pois são necessárias as mudanças dos objetos para que estimule a criatividade, e que não se torne repetitivo ou cansativo suas vivencias com o material utilizado em aula. Nas aulas que as crianças irão utilizar materiais, os objetos deverão ser oferecidos tendo como finalidade que a criança se exteriorize, vivendo experiências diversificadas; manipule objetos variados e possa ter sensações sensoriais e emocionais distintas; utilizem os objetos para exercitar-se, jogar e comunicar-se com os demais.

Nos jogos, a manipulação dos objetos deve ser fácil e de forma alternada em cada aula. Isto proporciona à criança novas vivencias, e que ela possa ter motivação permanente a partir da organização do espaço e da oferta do material.

Dentro da área da Educação Física o material pedagógico é muito importante para o desenvolvimento das habilidades motoras, e é por isso que o professor deve estar sempre atento ao comportamento de seus alunos.

A educação de uma criança, em que o professor irá transmitir uma motivação e uma vivencia prática, possuindo uma grande interação com os objetos, irá ocasionar uma alteração no comportamento dela no futuro. O profissional se colocará diante do desafio para com que a criança aja de maneira favorável com o objetivo do professor.

Com isso, chegamos a uma conclusão bastante óbvia, de que o material é essencial para o desenvolvimento físico e mental das crianças, gerando um ser muito mais desenvolvido e amplo com a sociedade, sem apresentar falhas ou restrições em suas condutas na vida.

Rosana Benuto