24 FEV 2014
Promissão decreta Situação de Emergência para amenizar perdas de produtores rurais com seca histórica

O Prefeito de Promissão assinou nesta segunda feira (17.02) o Decreto 5.485, de Situação de Emergência. Na prática o documento facilita a negociação do Governo Municipal com os Governos Estadual e Federal e instituições oficiais de crédito rural.

Os produtores de Promissão, sobretudo os agricultores familiares, enfrentam a maior estiagem já registrada no município nos últimos 85 anos.

O Prefeito Hamilton Foz e o Secretário da Agricultura, Claudio Corrêa Dadázio, justificaram a necessidade do decreto em duas reuniões esta semana. A primeira com pequenos, médios e grandes produtores rurais, empresários, Vereadores e imprensa (dia 12) e a segunda com os representantes da Defesa Civil, o Coordenador Regional, Capitão PM Marcelo Oliveira Saoncella e com o Coordenador Municipal, José Geronimo Siviero (dia 13).

Ainda nesta segunda feira o Prefeito seguiu para Brasília. Visita Órgãos Públicos e instituições ligadas ao setor agrícola, apresenta o decreto e - junto com relatório detalhado da situação dos produtores - tenta agilizar ajuda para o município.

Conheça as principais propostas da Prefeitura, da Secretaria Municipal da Agricultura e Produtores Rurais

Créditos especiais para os produtores, liberação de recursos e equipamentos - através de emendas Parlamentares e dos Ministérios - que beneficiariam o setor agropecuário (e que estão paralisadas), liberação, em caráter excepcional – pelo Governo Federal – de créditos do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) para o município.

Prejuízos já chegam a R$ 30 Milhões

“Nosso Município vive, comprovadamente, da agricultura e da pecuária. Por isso a consequencia dessa seca é a escassez de alimentos, a redução drástica da renda das famílias produtoras rurais e da circulação da moeda no município e região, podendo resultar numa crise econômica local e regional”, explicou Hamilton Foz.

Segundo o Secretário Dadázio os prejuízos causados pela seca no município já chegam a R$ 30 Milhões. “Os produtores de milho, de leite, de abóbora, quiabo e cana foram os que mais perderam até agora”, explica Dadázio.

Comunicação Prefeitura de Promissão