A Acolhida é uma ação presente em todos os serviços, programas e projetos socioassistenciais, em especial no PAIF (Serviço de Atenção Integral à Família), sendo, muitas vezes, o contato inicial qualificado da família com o SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
Trata-se do momento de apreensão da realidade pela escuta das necessidades e demandas das famílias e de publicizar as ações do Serviço e da rede socioassistencial, bem como das demais políticas setoriais.
O profissional irá buscar a compreensão das expressões da questão social apresentada, e identificar potencialidades e recursos para a superação das vulnerabilidades. É importante ter esse momento como o início de um vínculo entre Serviço e família, dando segurança ao usuário de expor suas vivências. O estabelecimento do vínculo entre PAIF e usuários é indispensável para a continuidade do atendimento socioassistencial, e integra o reconhecimento da equipe de referência do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) como os profissionais qualificados no atendimento da demanda familiar.