15 ABR 2014
Saúde confirma 19 casos de Dengue em Promissão

Cresce a preocupação das autoridades do setor da Saúde na região de Promissão com o aumento do número de casos confirmados de Dengue. As Secretarias da Saúde se mobilizam para reforçar o alerta sobre os cuidados e a prevenção da doença junto aos moradores.

Não região o município de Lins tem o maior número de casos confirmados: 23; Guaiçara registra 02 casos; Promissão soma 19 casos confirmados; em Avanhandava ainda não há casos registrados e em Penápolis a Secretaria da Saúde confirma 07 casos.

Em Promissão a maioria dos casos ocorreram no centro da cidade, em residências. Apesar do aumento do número de casos confirmados em nosso município a situação está controlada”, afirma Tatiana Carla Oliveira, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

“Devido a ocorrência de casos positivos de Dengue na cidade de Promissão pedimos a colaboração da população para reduzir o numero de criadouros. É responsabilidade de todos manter a Dengue fora da nossa cidade. A Dengue é uma doença infecciosa produzida por um vírus e transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti”, lembra a Secretária da Saúde de Promissão, Dra. Estelita Moraes Pacheco.

“Os sintomas mais comuns da Dengue são: febre, dor de cabeça, dor na região dos olhos, dores nas articulações e mal estar geral. Caso apresente alguns dos sintomas procure imediatamente a Vigilância Epidemiológica (Postão) do município ou a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência”, explica Tatiana.

O mosquito da Dengue precisa de água limpa, parada, para sua reprodução. Desde pequenos recipientes - como tampinhas de garrafas ou um simples plástico que acumula água de chuva - até grandes recipientes como caixas d’água ou piscinas podem ser criadouros do mosquito. O acúmulo de água em qualquer tipo de recipiente é sinal de perigo.

Outra ação da Prefeitura de Promissão que vai ajudar a combater o mosquito da Dengue é a operação Cidade Limpa, que será realizada entre os dias 26 de abril e 06 de maio, com o recolhimmento de pneus, metais, móveis velhos, plásticos, entulhos e demais materiais que possam acumular água ou servir para a proliferação de doenças, inclusive a Dengue.

Comunicação Prefeitura de Promissão