15 ABR 2014
Saúde intensifica combate a escorpiões em Promissão

Todo o interior do Estado de São Paulo sofre com a infestação de escorpiões. O motivo é que essas espécies se adaptaram bem ao ambiente doméstico urbano, informam o Dr. Luis Eduardo Assi, Diretor do Departamento de Vigilância em Saúde e Geraldo Nunes da Silva, Chefe da Seção de Controle de Vetores, da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Promissão.

A Prefeitura criou um setor específico, denominado Controle de Vetores, que atende diariamente a população, com orientações, visitas técnicas e dedetização, quando necessário. “Vale ressaltar que temos feito também, em parceria com o SAAE, dedetização de toda a rede de esgoto municipal, a fim de diminuir a quantidade destes invasores” explica Geraldo. “Desde setembro de 2013, quando intensificamos as campanhas de orientações e visitas técnicas sobre escorpiões, 123 solicitações foram atendidas”, relata Geraldo. As equipes também trabalham no cemitério, onde há muitas baratas, principal atrativo para os escorpiões, que também se alimentam de grilos, cupins e outros insetos.

O inseticida não é o meio mais eficaz de combater os escorpiões. O mais importante é a limpeza dos quintais e o cuidado com os ralos externos e internos das residências. Segundo os técnicos do setor, que atendem os chamados da população, na maioria das ocorrências registradas havia entulhos, madeiras, restos de lixo e de comida nos quintais ou ralos abertos, inclusive no interior das residências.

Esses animais preferem refúgios naturais, pois aí encontra alimento farto, ausência de predadores e condições climáticas favoráveis. Eles preferem climas quentes”, diz o Dr. Eduardo. "São, portanto, mais frequentes os acidentes com esses animais nos meses de setembro a março, para a região sudeste, por se tratar da época propícia para a reprodução. A luminosidade é também um fator físico importante, pois, os escorpiões são mais ativos à noite”, explica Assi.

Comunique o surgimento de escorpiões em sua residência e solicite visita de um técnico da Seção de Controle de Vetores da Secretaria da Saúde de Promissão pelo telefone 3541 3923.

Comunicação Prefeitura de Promissão