Momento especial de conversa sobre saúde mental e o Setembro Amarelo
Mais do que aprender novos pontos e produzir peças de crochê, um grupo de mulheres que se reúne toda segunda-feira há mais de 8 anos, descobriu que também construiu, ao longo desse tempo, uma importante rede de acolhimento, amizade e cuidado.
Foi pensando nisso que a Enfermeira Jéssica Balduino, idealizou o “Crochê, Café e Prosa”, um momento especial de conversa sobre saúde mental e Setembro Amarelo, conduzido de forma leve e próxima da realidade das participantes.
A conversa começou com uma pergunta simples:
“O que te faz feliz?”
Entre as respostas, além da família e pequenas alegrias do cotidiano, surgiu algo especial: o próprio grupo de crochê. Para muitas delas, esse encontro semanal representa um momento de paz, acolhimento, convivência e cuidado consigo mesmas.
Também foram abordados os sinais de alerta relacionados à saúde mental, a importância de buscar ajuda quando necessário, os cuidados com a automedicação e os caminhos de apoio disponíveis, como a Estratégia de Saúde da Família e o CAPS.
Para encerrar o momento, cada participante escreveu em um mural um compromisso de autocuidado: algo que deseja fazer por si mesma nos próximos meses, um sonho, uma mudança ou simplesmente um momento que gostaria de reservar para cuidar mais de si.
Prefeitura de Promissão - Construindo um Novo Tempo