17 MAR 2016
Prefeitura de Promissão moderniza entrega de alimentos do PAA e amplia ações com o Mesa Farta

Introdução de sacolas adequadas e cartões de identificação vai melhorar entrega e transporte do benefício

A Prefeitura de Promissão, através da Divisão de Abastecimento e Merenda Escolar, alterou – a partir desta terça feira, 15.03 – o sistema de entrega de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) as famílias assistidas por entidades e igrejas cadastradas. Ao mesmo tempo ampliou as ações com o Programa Mesa Farta.

A logística e a distribuição das verduras, frutas e legumes são executadas pela Divisão de Abastecimento. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Fundo Social de Solidariedade (FUSS) realizam o trabalho de acolhimento, apoio e encaminhamento das famílias, de acordo com as necessidades.

Padronização e segurança no transporte dos alimentos

Segundo o Prefeito Hamilton Foz o objetivo do novo sistema - com alimentos entregues em sacolas padronizadas e cartões de identificação dos beneficiários cadastrados – é humanizar e organizar o atendimento a essas famílias carentes. “Neste novo sistema os alimentos não serão mais levados para casa em sacolas frágeis e desajeitadas. Agora os beneficiários carregam tudo o que recebem de forma mais segura e confortável, com embalagem padronizada, inclusive com a identificação do programa (PAA Mesa Farta)”, disse o prefeito, que participou do lançamento do novo sistema.

Praticidade do cartão de identificação

A Prefeitura de Promissão e a Divisão de Abastecimento e Merenda Escolar criaram também um cartão de identificação dos beneficiários. “Com ele”, explicou o Prefeito, “as pessoas cadastradas para receber os hortifruti mas que – por algum motivo – eventualmente não podem comparecer ao local de entrega, devem enviar um representante para retira-lós, o que garante que aquela família carente, inscrita no programa, terá o seu benefício”.

Assistência e FUSS desenvolvem novos serviços

A Secretaria de Assistência Social e o FUSS também iniciam participação no sistema. A informação é do Secretário de Assistência Social, Pedro Luiz Menti Sanchez. “Nossos setores vão ter uma participação mais ativa no sistema. Já desenvolvemos os novos cartões e a partir de agora realizaremos visitas técnicas mensais de profissionais, Psicólogos e Assistentes Sociais, nas entidades e igrejas, com o objetivo de orientar os beneficiários, além de detectar e encaminhar possíveis necessidades individuais ou familiares”, explica o Secretário.

Primeiro dia de implantação

A implantação do novo sistema, na Igreja Avivamento Bíblico, do Pastor Denilson de Souza e Missões Divinas, Pastor João Carlos Oliveira, contou ainda com a presença da Primeira Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade (FUSS), Márcia Foz; da Diretora da Divisão de Abastecimento, Elenice Ferreira Pimentel Belucci; do Secretário de Assistência Social, Pedro Menti Sanches e das Assistentes Sociais, Isabel Dinalli e Ellen Ribeiro.

A ação se repetirá, nos próximos dias, em outras igrejas e entidades assistenciais, parceiras da prefeitura de Promissão, no repasse dos alimentos.

Inclusão social e acesso aos alimentos

O objetivo do PAA Mesa Farta é promover o acesso das populações em situação de insegurança alimentar (acamados, idosos, gestantes, crianças) aos alimentos, além de promover a inclusão social e a econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

“Através deste programa - PAA Mesa Farta – nosso município investe cerca de R$ 800.000,00 por ano. São recursos empregados para melhorar a qualidade de vida dos mais necessitados e que, ao mesmo tempo, garante a permanência do agricultor e seus familiares no campo resultando, inclusive, na melhoria da economia do município”, lembrou o Prefeito.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024