Evento é realizado em um período quinzenal (a cada 15 dias) e tratará as obras que são solicitadas em vestibulares. O diferencial do ler, é que ele não é apenas uma aula. Os alunos e participantes adquirem o conteúdo de uma forma divertida e diferenciada.
“Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado (...)” . Se você reconheceu este trecho então você provavelmente conhece a obra literária Iracema do autor José de Alencar.
Esta obra foi tema da análise realizada durante o projeto Leitura Emoções Raras (LER) na terça-feira (4) no Anfiteatro Municipal Mauro Ferreira Grama. As cadeiras do local foram ocupadas por munícipes e vestibulandos. Esteve também para prestigiar o evento a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Andréa Novaes. O projeto é uma realização da Prefeitura de Promissão em apoio ao Professor Mestre Edison de Abreu Rodrigues, que é Mestre em Literatura e Crítica Literária e Doutorando em Literatura Infantil e Juvenil e o Colégio LC Anglo.
A ideia principal do projeto é falar de Literatura, e não sobre literatura. Objetivo do LER é aproximar os jovens da leitura não apenas pensando no vestibular, mas pensando na literatura de um modo geral, na arte e nos benefícios que isso pode trazer para eles. A obra Iracema, que foi analisada durante o projeto, por exemplo, está entre as obras solicitadas para o vestibular da USP.
O evento é realizado em um período quinzenal (a cada 15 dias) e tratará as obras que são solicitadas em vestibulares. O diferencial do ler, é que ele não é apenas uma aula. Os alunos e participantes adquirem o conteúdo de uma forma divertida e diferenciada.
Sobre o livro
Iracema é um romance brasileiro publicado em 1865 e escrito por José de Alencar, fazendo parte da trilogia indianista do autor. Ele conta a história de Iracema e Martim, que é o casal protagonista do enredo. O primeiro encontro dos dois se dá quando Iracema está repousando em sua sesta quando é assustada por um guerreiro estranho. Assustada, ela lança uma flecha que atinge o guerreiro.
Ele não tem nenhuma reação ao ataque de Iracema e, ao ver que ele não possui nenhum tipo de má intenção, parte para acudi-lo. Esse guerreiro chama-se Martim. Eles vão juntos até a tribo de Iracema, chamada de tabajara.
Martim é recebido pelo Pajé e, como de costume, belas mulheres são levadas até ele por Iracema. Ele recusa e decide ir embora da tribo. Entretanto, Iracema vai atrás dele, pedindo para ele voltar. Martim aceita. Começa nesse momento uma troca de amor mútuo.
Confira a lista de livros obrigatórios divulgada pela Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST), que seleciona os alunos da USP para o vestibular de 2017:
Iracema – José de Alencar
Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis
O Cortiço – Aluísio Azevedo
A Cidade e as Serras – Eça de Queiróz
Capitães de Areia – Jorge Amado
Vidas Secas – Graciliano Ramos
Claro Enigma – Carlos Drummond de Andrade
Sagarana – João Guimarães Rosa
Mayombe – Pepetela