17 ABR 2017
MEIO AMBIENTE
Implantação de Agricultura Sintrópica é realizada em Área Do Viveiro Municipal De Promissão

A Prefeitura de Promissão por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Promissão (SAAE), juntamente com a Coodenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e apoio do Convênio Intermunicipal de Meio Ambiente (CIMA), iniciou na quinta-feira (13), a implantação do Sistema de Agroflorestal (SAF) em seu Viveiro Municipal de Produção de Mudas.

Em forma de mutirão, cerca de 40 pessoas montaram parte de uma unidade de Agricultura Sintrópica em área do Viveiro Municipal da Prefeitura de Promissão. A ação aconteceu e contou com a participação de técnicos e funcionários da Prefeitura de Promissão, representantes Convênio Intermunicipal do Meio Ambiente (CIMA), alunos e professores da escola Navas, técnicos da Casa da Agricultura e alunos do curso de Eng. Agronômica do UniSALESIANO de Lins.

A agricultura sintrópica, criada pelo suíço, Ernst Gotsh preconiza a preservação dos recursos hídricos, conservação e recuperação do solo pelo uso, proporciona plantios multiestratos num arranjo sucessional de espécies vegetais de interesse agrícola, seja para alimentação, madeira ou mesmo para produção de biomassa (matéria orgânica). Para Gotsh não existe solo ruim, o que precisa melhorar é o manejo. O SAF é uma forma de produzirmos alimentos ao mesmo tempo em que conservamos e recuperamos a natureza.

Neste projeto piloto, foram plantadas banana, eucalipto, abacaxi e folhosas como alface, rúcula e repolho todas no mesmo canteiro, variando o arranjo nos demais canteiros. Os insumos utilizados foram os disponibilizados na própria localidade, como esterco de ave, cavaco (serragem para cobertura do solo), cinza e calcário. A ideia do projeto é de servir como local de demonstração para agricultores familiares, em especial.  Nesta primeira do SAF o município de Lins, integrante do CIMA, contribuiu com a doação de árvores nativas, enriquecendo ainda mais a diversidade do projeto. As próximas etapas serão enriquecidas com hortaliças e outras árvores frutíferas.

Segundo o Engenheiro Agrônomo da CATI, Hemerson Calgaro, o SAF apresenta como principais vantagens frente à agricultura convencional, a fácil recuperação da fertilidade dos solos, o fornecimento de adubos verdes, entre tantos outros benefícios. Outro ponto destacado por Hemerson é a produção de água, uma vez que esse sistema pode ser implantado em áreas de proteção permanentes combinando espécies nativas e frutíferas, que, além de se tornar uma fonte de renda, ainda protegerá o solo e as margens de rios contra processos erosivos e de assoreamento, garantindo a quantidade e qualidade da água.

Para a Secretária da SAMA, Gisele Murari, a implantação do SAF no Viveiro será um projeto modelo para os produtores rurais, técnicos e estudantes conhecerem mais sobre o SAF, tendo como incentivo a produção sustentável de alimentos. O projeto será incluído no Programa de Educação Ambiental do Município de Promissão e será aberto para visitas monitoradas agendadas divulgando boas práticas ambientais.

Em Promissão, agricultores familiares estão participando de um projeto de Sistema Agroflorestal coordenado por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, como parte integrante do Programa MBH-II, e já estão articulando, junto com a Casa da Agricultura e Prefeitura de Promissão, para formar grupos de consumo consciente, justamente para fidelizar o cliente e criar novos mecanismos de mercado.

Essa é a Prefeitura de Promissão, Trabalhando por Você!

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024