04 MAI 2017
Promissão Forma Grupo de Consumo Consciente

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e de Agricultura do Estado de São Paulo (Casa da Agricultura de Promissão - EDR de Lins), juntamente com técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Promissão, alunos do curso de Eng. Agronômica do Unisalesiano de Lins, agricultores familiares, membros da COOPROCAM – Cooperativa de Produtores Rurais Campesinos de Promissão, e consumidores locais realizaram na quarta – feira (25), a reunião final para definição de metas e cronograma de execução para o funcionamento do primeiro Grupo de Consumo Consciente no município.

Atualmente, a alimentação tem sido alvo de muita especulação e propaganda, seja pela facilidade de se obter e preparar ou pelas vitaminas e outras vantagens que possa apresentar, entretanto, omite-se, pois, na origem de todo o processo está o elo mais importante, o produtor rural, pois é ele quem semeia, cultiva, trata e colhe o produto final e, in natura ou minimamente processado, comercializa estes alimentos que, em poucas horas ou dias estarão na nossa mesa, na forma de uma bela refeição! Esta atuação do produtor rural é de extrema importância, pois é nesta fase que definirá se o alimento estará isento ou não de pesticidas; principalmente se as dosagens e registros de produtos não forem obedecidos.

O Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), por meio da Coordenadoria de Assistência Integral (CATI) e pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA), por meio da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN). Este programa prima pela organização dos agricultores em associações e cooperativas, visando ampliar a competitividade e proporcionar acesso ao mercado; o projeto ainda prevê aumentar as oportunidades de emprego e renda, inclusão social e promover a conservação dos recursos naturais. Dentro deste escopo, os agricultores da COOPROCAM implantaram em 2014, unidades de Sistemas Agroflorestais – SAF em seus lotes no assentamento Dandara, em Promissão, recebendo orientações dos técnicos da SMA, já que este tipo de exploração agrícola está intrinsecamente relacionado à conservação dos recursos naturais, solo e água, e à produção saudável de alimentos.

Atualmente, estes agricultores encontram-se produzindo alimentos por intermédio do SAF e buscam novos nichos de mercado, além dos já conhecidos por eles, como as compras institucionais ou mesmo para atravessadores. A ideia da criação do Grupo de Consumo Consciente surgiu justamente devido a esta necessidade de abertura de novos mercados, associado ao fato de que os alimentos estejam sendo produzidos em base agroecológica, ou seja, sem o uso de agrotóxicos. Ainda, este processo aproxima e estreita a relação entre quem produz o alimento (agricultor) de quem consome, surgindo assim a confiança entre ambas as partes, pois o primeiro sabe que comercializará e receberá por seus produtos e o segundo, que terá em sua mesa alimentos de qualidade, com procedência conhecida, regularidade e diversidade, obedecendo a sazonalidade agrícola.

Desta forma, surge ainda uma relação de confiança e respeito, importante para o bom andamento do projeto. Por fim, a consumação deste grupo contempla entre outras premissas, a de proporcionar o acesso ao mercado pelas organizações dos agricultores, tendo como propulsor o Programa de Microbacias II – Acesso ao Mercado.

Essa é a Prefeitura de Promissão, Trabalhando por Você!