21 AGO 2018
Vigilância Sanitária realiza trabalho de análise da água do município

A Vigilância Sanitária de Promissão, através da Secretaria Municipal da Saúde, efetua mensalmente coletas aleatórias de água em no nosso município, para atender as exigências do programa Pro-Água.

As amostras coletadas são enviadas para o Instituto Adolfo Lutz, em Bauru. Mensalmente, 20 frascos de água coletados aleatoriamente, para monitoramento da qualidade da água de nosso município. São analisados os parâmetros: físico-químico, bacteriológico e concentração de Flúor. Vale salientar que a água distribuída em Promissão está dentro dos parâmetros de qualidade, exigidos pelo programa.

Zelar pela qualidade da água que a população consome no seu dia a dia é uma importante atribuição conferida ao Sistema Único de Saúde, como meio de prevenir doenças de veiculação hídrica. No Estado de São Paulo tal responsabilidade cabe à Vigilância Sanitária.

O Pro-Água tem por objetivo principal colaborar na promoção e proteção da saúde da população, por meio da garantia da potabilidade da água destinada ao consumo humano no Estado de São Paulo. Com este propósito, o Programa desenvolve ações contínuas para assegurar a qualidade dos sistemas e soluções alternativas de abastecimento, identificando e intervindo em situações de risco à saúde dos consumidores.

O Pro-Água tem como uma de suas principais linhas de ação capacitar, de forma sistemática, os técnicos do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária para executar a vigilância da qualidade da água para consumo humano nos níveis regional e municipal, em sintonia com as diretrizes gerais do Programa e de acordo com os deveres e responsabilidades definidas na legislação.