27 AGO 2018
Colônia japonesa realiza 69ª edição do Undokai

No último domingo (26), foi realizada a 69ª edição do Undokai, na cidade de Promissão. Esta edição foi especial, pois celebram os 110 anos da imigração japonesa e o Centenário da Colonização em Promissão. O evento foi realizado na Praça Dr. Shuhei Uetsuka.

Estiveram presentes no evento o Prefeito Dr. Artur, a Primeira Dama Andréa Novaes Franco e o Vice-Prefeito, Zé Higor. Após a abertura, aconteceram as tradicionais gincanas poliesportivas, com grande participação dos munícipes.

O Undokai é um evento realizado mundialmente, pela colônia japonesa. É um evento que não visa o reconhecimento esportivo individual, mas sim a celebração esportiva. Os participantes são pessoas comuns, os atletas de fim de semana.

Os participantes das gincanas são agraciados com brindes e o tradicional caderno, que possui uma identidade em cada edição. O modelo do atual Undokai foi criado no século XIX, no início da Era Meiji (1868-1912), e embora atualmente seja essencialmente um evento civil e familiar, na origem era uma atividade militar. Registros da Marinha indicam que o primeiro Undokai teria sido realizado em março de 1874, num centro de alojamentos em Tóquio, sob a orientação de um instrutor inglês.

“Um evento que celebra a prática esportiva e a convivência com outras pessoas, mais uma vez a cultura japonesa nos mostra que as coisas simples devem ser valorizadas, sempre participo com meus filhos e é notório o benefício que o convívio entre pais e filhos agrega no dia a dia” afirmou o Prefeito Dr. Artur.

Fonte: Cultura Japonesa