24 JUN 2019
Celebração da Era Reiwa

No domingo (23) a Associação para as Comemorações dos 110 anos da Imigração Japonesa do Brasil e 100 anos da Colonização da Japonesa em Promissão celebrou à Nova Era – Reiwa, que significa que a cultura nasce e se nutre quando as pessoas “se importam lindamente umas com as outras” e também homenageou os membros mais idosos.

O nome da nova era que marcará o reinado do imperador Naruhito é uma combinação inspirada em um clássico da poesia japonesa Waka, do século VII. "Reiwa" surge da combinação de dois caracteres que podem ser traduzidos como "bom" ou "ordem" e "harmonia", explicou Suga, expressando seu desejo de que o nome seja bem recebido pelo público e fique "profundamente enraizado" em suas vidas.

Os nomes das eras japonesas anteriores eram "Meiji" (governo esclarecido) de 1867, quando o imperador Mutsuhito ocupava o trono; "Taisho" (grande legitimidade), de 1912, a era do Imperador Yoshihito; e "Showa" (paz e harmonia) de 1926, a era do Imperador Hirohito.

O evento contou com diversas lideranças como o Prefeito Dr. Artur, o Presidente da Federação das Associações Nipo-Brasileiras da Noroeste-Setor 1B Takenobu Okaji, o Presidente da Associação para Comemoração dos 100 anos de Colonização Japonesa em Promissão Fabio Maeda e os vereadores João Balduíno, Giliard, Isabel e Geni.

Além das lideranças nipônicas, inclusive com a presença do Dr. Renato Ishikawa presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social e do Hospital Santa Cruz de São Paulo, do Sr. Flávio Nakaoka Presidente da ABJICA – Associação dos Bolsistas JICA, do Sr. Eiki Shimabukuro Presidente da AOTS, Sr. Kenji Kyohara Presidente da Associação Kumamoto Kenjin do Brasil, do Sr. Milton Sadao Uehara Presidente da Associação Okinawa do Brasil, do Sr. Kunihiko Kurisaki Vice Presidente da Associação Nagasaki Kenjin do Brasil, Sra. Patrícia Murakami Vice Presidente Nacional da JCI e do Sr. Tomio Katsuragawa Presidente da Comissão Bunkyo Rural/SP.