20 DEZ 2013
À frente de grandes cidades Promissão já é a 14ª. exportadora do estado

O município de Promissão já ocupa a 14ª. posição no ranking dos maiores exportadores do Estado de São Paulo. A informação é do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura, Aparecido Rodrigues, e consta no relatório Balança Comercial Brasileira por Municípios, do portal Ministério do Desenvolvimento (www.mdic.gov.br).

“As duas unidades do Frigorífico Marfrig, a Renuka do Brasil, o Frigorífico de Peixe (Geneseas) e a Promilat, juntas, exportam para o mundo, principalmente Ásia e Europa, o equivalente a 1 bilhão e 100 milhões de dólares todos os anos”, afirma o Secretário.

Sobre o ranking

Entre as primeiras cidades exportadoras do estado, que estão à frente de Promissão no ranking estão: São Paulo, Santos, São José dos Campos, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Araraquara, Piracicaba, Taubaté, Sorocaba, Campinas, Matão, Santo André, e Cubatão.

Outras grandes cidades do estado, inclusive conhecidos pólos industriais, alcançam classificação inferior à de Promissão: Jundiaí, Paulínia, São Caetano do Sul, São Sebastião, Barretos, Sertãozinho, Catanduva, Bauru, Americana, Botucatu, Osasco, Ribeirão Preto, Franca, Presidente Prudente, Rio Claro, Jaboticabal, Mogi Mirim, Birigui, Pirassununga, Novo Horizonte, Avaré e Araçatuba, que ocupa a 170ª. posição, entre outros.

Na região de Promissão, a cidade de Lins ocupa a 23ª. colocação, Birigui aparece na 119ª, Penápolis na 120ª, Marília é a 136ª. maior exportadora do estado e Avanhadava ocupa a 175ª. posição.

Prestadoras de serviços buscam aproximação com exportadores

“Essas empresas exportadoras atraem para o município outras indústrias: as prestadoras de serviços de seus segmentos. Por exemplo, as empresas que fazem manutenção em caldeiraria, em frotas de caminhões, na parte de tecnologia, informática, e biotecnologia, como é o caso da Biotech Controle Biológico. É por isso que tantas empresas querem se instalar em nossos parques industriais. Isso resulta na formação de uma cadeia produtiva que movimenta a economia ao gerar emprego e renda para o município”, explica o Prefeito Hamilton Foz.

Benefícios para as exportadoras

“As empresas exportadoras tem isenção de impostos: ICMS, PIS, COFINS e Imposto de Renda. A contrapartida, porém, traz benefícios para a economia do município ao gerar milhares de empregos”, ressalta Aparecido.

Comunicação Prefeitura de Promissão