Ontem (06) foi realizada uma reunião sobre a plataforma B.O. Social da PM e sobra a Patrulha “Maria da Penha”, entre a Secretária de Assistencia e Desenvolvimento Social Andrea Novaes Franco e o Capitão da Polícia Militar de Promissão Cap. Adriano Ratti.
A Plataforma que já está funcionando, é uma ferramenta criada pela Polícia Militar que busca integrar os órgãos de proteção social da cidade, como Assistência Social, Conselho Tutelar, Ministério Público, dentre outros, para realizar a notificação de pessoas em situação de vulnerabilidade ou problemas sociais que são constatadas durante a atuação da Polícia Militar.
Essa Plataforma é muito importante, porque vamos conseguir dar um encaminhamento mais efetivo, um atendimento melhor as situações envolvendo pessoas vulneráveis, como idosos, crianças, vítimas de violência doméstica; de uma maneira integrada entre os órgãos de proteção e a Polícia Militar.
Ainda na reunião, o Capitão Ratti comunicou a existência e já funcionamento da Patrulha "Maria da Penha". Esta patrulha é composta por Policiais Militares especialmente capacitados a prestarem atendimento em ocorrências dessa natureza, de forma a garantir tratamento humanizado à vítima.
A patrulha atua na prevenção às ocorrências de violência doméstica e familiar por meio de visitas periódicas aos lares mais expostos e vulneráveis, além de palestras de conscientização e sensibilização, encorajando assim as mulheres vítimas a recorrerem às autoridades competentes para a resolução do problema. Além do caráter preventivo da patrulha, ela está encarregada a realizar repressão imediata a casos de violência doméstica, garantindo a aplicação da lei ao eventual agressor, além do adequado atendimento à mulher e seus familiares.
Se precisar, disque 190!