A Jovem Ana Eliza Melo, promissense e formada em Letras pela UNESP está ganhando o Mundo com o seu talento! Confiram um pouco da sua história na legenda!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Diferente do que muitos imaginam quando me conhecem, de início eu não era muito fã de livros. Diferente de minha irmã, não achava os livros tão interessantes assim. Até mesmo no ensino início do ensino do fundamental na escola Miguel Couto, eu me sentia desconexa, já que todos parecia ter algo que já gostavam e eu não conseguia pensar no que era boa.
Quando mudei de escola, entrando no meu quinto ano do ensino fundamental na escola Navas, comecei a analisar esses aspectos com ainda mais força, tendo ainda nenhuma sorte. Contudo, foi so assistir um filme baseado em livros na própria escola em um dia muito forte de chuva, que me encantei pela história e procurei pela origem daquela criação cinematográfica. Naquele mesmo ano, ganhei a saga de livros no meu aniversário, e após ler os quatro exemplares em uma semana, eu senti uma vontade imensa desse ato: a leitura.
No início, consumi a maior quantidade de livro da biblioteca do Navas. Os professores já sabiam que meu material escolar era o caderno, o estojo com seu recheio habitual, e um livro novo que havia pego na biblioteca - às vezes, a biblioteca municipal da cidade também era vítima dos meus ataques.
Depois de ser uma simples leitora por cerca de 4 anos, minha cabeça começava, em meio as aulas, a fantasiar sobre novos plots, roteiros, narrativas... Coisas essas que eu não entendia muito bem o que eram, mas que eu enfrentava, criando personagens e enredos em meio ao drama.
Foi por meio da fanfic que iniciei minha escrita. Estava com 15 anos quando isso aconteceu. Escrevi diversas historias e postava-as toda semana, recebendo comentários que me faziam sentir sensações que eu nunca imaginei que pudesse sentir. As pessoas gostavam, surtavam, sentiam cada emoção que eu queria que sentissem.
Após me formar no ensino médio na mesma escola - tendo uma das minhas grandes inspirações a professora Cláudia de língua portuguesa, como minha inspiração para o passo seguinte - efetuei o vestibular e fui embora de casa para estudar letras, sendo nesse período que a minha escrita evoluiu grandemente.
Minha obra de estreia foi escrita na minha cidade natal, Promissão, e teve como espelho meu pai, que infelizmente, estava doente durante toda a escrita.
A narrativa decorre sobre Jeremias, um brasileiro bolsista de mestrado em uma das maiores universidades da Inglaterra, que após chegar em seu destino, atrapalhadamente, acidenta Sophie após abrir a porta do táxi de forma descuidada. Por mais que o livro seja categorizado como romance e drama, há dois aspectos sensíveis na obra: o relacionamento paterno e a desmistificação romântica do imigrante. Não é uma narrativa que coloca em pauta apenas acontecimentos comuns de uma família, mas que utiliza desse espaço para abordar temas sensíveis e com profundidade, fazendo o leitor sentir tudo de início ao fim.
Hoje a autora está em outro país. Seus objetivos são aperfeiçoar a língua inglesa, a francesa e a espanhola, até futuramente adentrar em um curso de mestrado em escrita criativa no exterior.
"Me Deixe Ir" está disponível para ser adquirido diretamente com a autora pelo seu Instagram @anaeliza_melo