08 MAR 2017
Promissão comemora o dia Internacional da mulher

Funcionárias e mulheres do Centro Integrado, Centro de Aprendizagem, Espaço Amigo e da Prefeitura de Promissão receberam rosas. Marcha das mulheres aconteceu seguida de palestra sobre igualdade social e direito da mulher.

Mulheres são grandes profissionais, guerreiras e muitas vezes são a cabeça do lar. Ser mulher não é uma tarefa fácil. É administrar toda uma família. Ser líder e mostrar sempre força. No dia 8 de Março é comemorado o dia Internacional da Mulher e Promissão teve um carinho especial com todas as damas. Na quarta-feira (8), foi realizado no município a Marcha das Mulheres. O Prefeito Dr. Artur também entregou rosas a mulheres e funcionárias do Centro Integrado, Espaço Amigo, e do Centro de Aprendizagem.

O ponto de partida da Marcha das Mulheres foi a Praça 1° de Maio. Ao comando da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Maria de Lurdes Pereira. Durante o trajeto, as participantes pararam em frente à Prefeitura Municipal para poder promover a causa de empoderamento feminino.

O Prefeito Dr. Artur, o Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rigato, e o vereador Giuliard Barros, que apoiam o movimento acompanharam a trajetória. Elas caminharam até a Câmara Municipal, onde participaram de uma palestra sobre Igualdade Social e Direito da Mulher com a advogada Dr. Juliana Vicentin.

De acordo com dados que a Dr. Juliana divulgou durante a palestra, no Brasil, a cada quatro minutos, uma mulher sofre violência e acaba parando em uma unidade de saúde. A cada 11 minutos, uma mulher é estuprada. Por dia 13 mulheres negras são assassinadas por dia. 26% das mulheres que sofrem violência doméstica continuam com seus agressores. 37% dos brasileiros acham que mulheres que se dão ao respeito não são estupradas. Houve um aumento de 54% de homicídio entre mulheres negras. 70% dos estupros são praticados por desconhecidos. 85%das mulheres tem medo de serem violentadas. O número de delegacias da mulher no Brasil chega a 497, menos de 10% da quantidade de municípios.

Existe a lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do art. 226 da lei de 11.340 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.

A enfermeira chefe do Centro Integrado, Mariana Bertelli, orientou também as participantes da palestra sobre a importância de exames como papanicolau e também o exame de mama que são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O exame papanicolau é muito importante para mulheres que tem uma vida sexual ativa. Ele ajuda a detectar infecções vaginais, câncer de colo de útero, lesões e doenças sexualmente transmissíveis (DST). E o Exame de mama é recomendado a todas as mulheres maiores de 20 anos. A partir dos 40, as mulheres devem realizar mensalmente o exame de mamografia. Esse exame pode ser feito nas unidades de saúde e também um autoexame em casa pelo toque. O Exame de mama previne o câncer de mama que é uma das maiores causas da morte de mulheres brasileiras.

Ainda demonstrando um grande carinho, o Prefeito Dr. Artur junto com a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Andréa Novaes, e o Secretário de Saúde, Tiago Machado, distribuíram rosas para todas as mulheres e funcionárias do Centro Integrado, do Centro de Aprendizagem e Espaço Amigo, onde as mulheres estavam confeccionando pequenos vasos de flores quando foram surpreendidas pela gestão.

Já no Centro Integrado além das funcionárias do local, as mulheres que estavam na recepção também foram presenteadas e prestigiadas. Na Prefeitura de Promissão não foi diferente, rosas e muitas palavras de carinho percorreram pelos corredores com o Prefeito Dr. Artur prestigiando e homenageando as funcionárias da gestão.