23 JUN 2017
Você tem certeza que não tem Hepatite Vacine-se, faça o teste. Previna-se.

Em Julho a Secretaria da Saúde de Promissão realiza o Julho Amarelo, no Centro Integrado de Saúde (CIS) das 8h às 12h, entre os dias 10 a 14 de julho com a oferta de testes rápidos para hepatite B e C; e vacinação para hepatite B. Lembrando que os funcionários da saúde que não foram vacinados, também receberão a vacina. Quem tiver o interesse em comparecer para a realização de exames deve estar portando o RG, CNS e Carteira de Vacinação. Uma palestra também será realizada no dia 10 de julho às 10h no CIS .

A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causado por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas ou pelo uso de remédios, álcool e outras drogas, mas os tipos mais comuns são causados pelos vírus A, B, C, D e E.

Considerada um problema mundial de saúde pública, a doença pode levar a problemas hepáticos graves causando a morte. A estimativa da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) é de que no país há entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas com hepatite, mas só cerca de 300 mil sabem que têm a doença.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que – em todo o planeta – 400 milhões de pessoas estejam infectadas pelos vírus da hepatite B e C, número dez vezes maior que o de pessoas contaminadas pelo HIV, mas a maior parte dos portadores sequer sabe que está doente. Ainda de acordo com a OMS, apenas uma em cada 20 pessoas com hepatite viral sabe que está doente e só uma em cada 100 com a doença está recebendo tratamento.

O Ministério da Saúde informou que milhões de brasileiros são portadores do vírus B e C e não sabem. Além do risco que correm se a doença evoluir e causar danos irreversíveis ao fígado, como cirrose e câncer, os infectados também podem transmitir a doença para outras pessoas.

O diretor de Comunicação da SBI, infectologista David Urbaez, explicou que as hepatites costumam ser silenciosas e a falta de sintomas pode retardar a busca por tratamento, o que agrava o quadro da doença. “O modelo de doença faz com que a pessoa não fique sabendo e não procure ajuda médica, pois não apresenta sintomas.A maior parte dos diagnósticos ocorre já na cirrose, aí se faz redução de danos, mas é irreversível”. Urbaez também alertou para a necessidade de os médicos se habituarem a pedir o exame com maior frequência.

Ele esclareceu que, em poucos casos, as pessoas ficam com os olhos e pele amareladas, sintoma comumente atribuído à doença. “Isso só ocorre em casos de hepatite aguda sintomática, que acomete um percentual muito pequeno de pacientes”, disse. Quando aparecem, os sintomas podem incluir urina escura, fezes claras, dor abdominal, tontura, enjoo, vômito, cansaço, febre e mal- estar.

Vacine-se! Essa é a Prefeitura de Promissão, Trabalhando por Você!

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024