11 MAR 2014
Evento em Promissão discute propostas contra os prejuízos da seca na região

Os impactos causados pela seca e as soluções para amenizar os prejuízos na economia da região de Promissão foram discutidos durante encontro organizado pela Prefeitura e por representantes do Poder Público do Brasil Rural. Nesta segunda feira (10.03) no Anfiteatro Municipal Dr. Mauro Ferreira Grama.

Além do Prefeito Hamilton Foz e da Vice Prefeita e Secretária da Educação, Sueli Simões; do Presidente da Câmara, José Aparecido Gargáro; do Vereadores Marcos Simões, Trupica, Edson Yassunaga e João Balduíno; dos Secretários e Secretárias, da Agricultura, Cláudio Dadázio; do Abastecimento, Elenice Pimentel; da Saúde, Dra. Estelita Moraes Pacheco; do Desenvolvimento Econômico e Social, Aparecido Rodrigues e os representantes da Diretoria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Eliza Carla Parra e Juliano de Oliveira, participaram representantes do Itesp e do INCRA/IBS, de Associações e Cooperativas de Produtores Rurais, Prefeitos, Secretários ou representantes das cidades de Andradina, Araçatuba, Birigui, Campos Novos Paulista, Coroados, Getulina, Guaiçara, Guarantã, Iacanga, José Bonifácio, Lins, Palmital, Pongai, Sabino, Santa Cruz do Rio Pardo e Santo Antônio do Aracanguá.

Hamilton Foz, que coordenou o evento, disse que a iniciativa tem objetivo político somente porque esta união de esforços, independente de siglas partidárias, se faz necessária para sensibilizar os governos Estadual e Federal para a situação dos produtores de todo o estado, não só de uma região. “Um Prefeito sozinho pode conseguir algo sim, mas é mais difícil. Mas quem é que vai virar as costas para 20 Prefeitos ou mais?”, disse ele.

O Prefeito de Lins, Edgar de Souza, disse que se não houver união de todas as Prefeituras nada será conquistado. Eles estima em 70% os prejuízos com a estiagem em Lins. “Assim como o Prefeito não tapa buraco sem dinheiro o agricultor não produz sem recursos”. Souza elogiou a iniciativa de Hamilton Foz e disse que está com o grupo de Prefeitos e que fará o contato com o Governo Estadual.

Jamil Akio Ono, Prefeito de Andradina disse que os produtores rurais do município também tiveram prejuízo de cerca de 70%, sem contar as perdas  dos pecuaristas. Ele lembrou que o Estado não tem procurado soluções para o problema dos produtores e que, em sua região, até a indústria de álcool e açúcar sofreram perdas, já que a cana foi bastante afetada.

Propostas serão encaminhas ao Governador e à Presidente

Os Prefeitos das 17 cidades que participaram da reunião em Promissão assinaram ofício que será encaminhado ao Governador Geraldo Alckmin e à Presidente Dilma Rousseff.

Neste primeiro momento o ofício segue com as propostas de curto prazo, emergenciais. Novo encontro entre os prefeitos será agendado após esta etapa para a elaboração de propostas de médio e longo prazo.

Comunicação Prefeitura de Promissão