Como Gerente da CONAB ele foi decisivo na implantação de programas governamentais para a agricultura familiar no município, que hoje exporta alimentos para mais de 50 cidades
A Câmara dos Vereadores de Promissão realizou sessão solene nesta sexta feira, 24.04, para a entrega do Título de Cidadão Promissense a Nivaldo Aparecido Maia, ex Gerente de Operações da Superintendência Regional de São Paulo da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).
A cessão do título ocorre através de Decreto Legislativo de autoria do Vereador Trupica e do Presidente da Câmara, José Aparecido Gargaro.
Além da maioria dos Vereadores compareceram o Prefeito Hamilton Foz e a Vice Prefeita e Secretária da Educação, Sueli Simões; representantes da CONAB; das prefeituras de Guarantã, de Cajobi, de Sabino, de São José do Rio Preto; das associações e cooperativas rurais do município; do Grupo de Escoteiros; do Tiro de Guerra 02-050; do INCRA, do ITESP, do IBS e do TRACENOPA; do Conselho Municipal da Agricultura; Secretários, Diretores e Funcionários da Administração e da Câmara Municipal.
Promissão é referência nacional em agricultura familiar
O Prefeito Hamilton Foz disse Promissão se orgulha de ter Nivaldo como Cidadão. “Graças ao seu esforço, o seu trabalho e sua competência ele conseguiu transformar a vida de milhares de agricultores no estado e em nosso município. Promissão é hoje referência nacional em agricultura familiar graças ao trabalho de Nivaldo. Mais de 6.000 promissenses recebem gratuitamente alimentos da agricultura familiar graças também ao trabalho dele. A produção de alimentos no município hoje corresponde a 03% do total nacional e a 08% do estado. São números impressionantes. Nivaldo é um dos responsáveis por essa conquista”, afirmou.
Hamilton Foz também elogiou o trabalho da Diretora de Abastecimento da Prefeitura, a Engenheira de Alimentos Elenice Ferreira Pimentel Belluci, responsável pela execução dos programas governamentais de aquisição de alimentos.
As razões para a cessão do título segundo
os Vereadores
“A partir de 2003, com o início do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Nivaldo se mudou para São Paulo, o principal estado executor do Brasil, não só cumprindo as funções de operador, mas também de incentivador e facilitador da participação das associações e cooperativas de agricultores familiares. Na modalidade de doação simultânea - que é operado pelas organizações - apenas nos últimos 02 anos as cooperativas e associações sediadas em Promissão contrataram mais de R$ 17.000.000,00, que foram repassados a mais de 800 famílias de agricultores do município”, disse José Aparecido Gargaro.
Através desse programa o governo federal compra a produção, a preços justos, que é distribuída a municípios da região, para atender a população em situação de insegurança alimentar. A operação do PAA permitiu a criação de mais de 10 organizações de assentados em Promissão, que vão estão acessando outros recursos, como para projetos de agroindústria, explicou o Vereador Trupica.
Comunicação Prefeitura de Promissão